terça-feira, 5 de junho de 2012

EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO!!!


Uma solução para usar na extração de petróleo

image

Dois matemáticos da Universidade de Oslo desenvolveram uma solução para tornar o processamento de petróleo e gás natural mais eficientes com um custo inferior.
Usando os seus conhecimentos de mecânicas de fluidos eles desenvolveram uma solução que ajudará a recuperar mais petróleo e gás natural no Mar do Norte e em outros locais do mundo, visto que tornará rentável a exploração de jazidas de petróleo em que até agora o custo de investimento e operação não se justificava.
Tendo em conta que a maior parte do petróleo é extraído do solo oceânico, a separação de água e areia do extracto de petróleo tenderá a ser feito no fundo mar também. As estruturas instaladas actualmente no fundo dos oceanos podem pesar milhares de toneladas e tornar-se-ão ainda mais pesadas caso os equipamentos necessários para separar água e areia aí sejam instalados. Um dos motivos para este acréscimo de peso é o facto de serem necessários sistemas de refrigeração para que a separação possa ter lugar (arrefecimentos desde 150ºC até 20ºC).
Os investigadores matemáticos da Universidade de Oslo desenvolveram um sistema de refrigeração mais leve, que se torna mais fácil de instalar e içar do fundo do mar. 
Estima-se que esta solução possa ser instalado no fundo do mar em 2013, e terá um tempo de vida útil previsto de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário